quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Simpósio


No centenário do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti (1909 – 1994), o Núcleo de Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos (Núcleo Onetti) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o seu I Simpósio Internacional de Literatura Juan Carlos Onetti, a ser realizado na UFSC nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2009, com o objetivo de homenagear o autor, considerado pela crítica como um dos mais relevantes da América Latina.

No Brasil, o Núcleo Onetti da UFSC, fundado em 2004, é o único no gênero que se dedica sistematicamente ao estudo da obra do escritor, assim como de outros escritores da América Latina. Seu principal objetivo é colocar em diálogo as literaturas meridionais da América do Sul e colaborar para a integração cultural e a divulgação de resultados de pesquisas que privilegiem a interlocução entre as literaturas da região e discussões de ordem teórica, no espectro do pensamento e das literaturas ocidentais contemporâneas.

Sabemos que as literaturas da América Latina têm contribuído para a formação das literaturas ocidentais contemporâneas sem, em muitos casos, haver alcançado oportunamente o reconhecimento merecido. O I Simpósio Internacional de Literatura Juan Carlos Onetti, com o tema: Os anos de Onetti na Espanha almeja refletir sobre a produção do escritor durante seus quase vinte anos de exílio na Península Ibérica, entre 1975 e 1994, e resgatar a crítica de sua obra a partir de seus anos de exílio. Trata-se, justamente, de observar como certas literaturas produzidas no exílio conseguiram romper o cerco do silêncio a que foram condenadas pelas ditaduras de seus países e continuar seu labor em países como a Espanha pós-franquista, onde Onetti recuperou condições de trabalho e foi obtendo um gradual reconhecimento além das elites intelectuais latino-americanas que já o tinham considerado um grande mestre da literatura da América Hispânica.

O tema do Simpósio convoca um cruzamento de perspectivas críticas, indagando as reverberações das obras de escritores latino-americanos, especificamente a de Onetti, nas formações literárias contemporâneas e no foro das discussões teóricas.

Convidados:

O Simpósio contará com a presença de críticos, escritores e pesquisadores do Brasil e do exterior para três dias de jornadas de discussão e reflexão. Convidados do exterior, estarão presentes os professores doutores Noé Jitrik e Roberto Ferro da Universidad de Buenos Aires, Daniel Balderston da Universidade de Pittsburgh, Eduardo Becerra da Universidad Autónoma de Madrid, Francisca Noguerol, da Universidad de Salamanca, a pesquisadora da Biblioteca Nacional do Uruguai, Ana Inés Larre Borges, e o escritor Carlos Liscano, do Uruguai. Do Brasil, estarão presentes os professores doutores Liliana Reales, Claudio Celso Alano Cruz, Raul Antelo, Wladimir Garcia, Walter Costa e Jair Fonseca, da UFSC e o escritor Tabajara Ruas.